Resenha de Livro
Curso de Formação em Terapia Relacional Sistêmica
Psicóloga Solange Maria Rosset

Nome do Livro:

123 Técnicas de Psicoterapia Relacional Sistêmica

Autor do Livro:

Solange Maria Rosset

Editora, ano de publicação:

Sol, Curitiba/2004

Relação dos capítulos

Introdução _______________________________________________ 13

Visão geral das técnicas ___________________________________19

Descrição das técnicas ____________________________________ 27

Apanhado resumido sobre cada capítulo

Introdução

Segundo autora, a técnica quando utilizada como uma real necessidade do momento pode transformar-se numa obra de arte, mas para que seja um instrumento terapêutico, se fazem necessárias algumas reflexões.

As técnicas psicoterapêuticas só devem ser utilizadas quando o processo não está acontecendo, quando por alguma razão, há necessidade de desencadear novos movimentos. A técnica é útil como facilitador, e não deve ser usada como o ponto central de um processo terapêutico e sim, com de poder oportunizar o exercício e o desenvolvimento de algum item que o cliente está precisando aprender, e para treinar novos comportamentos.

As técnicas servem como auxilio para limpar sentimentos como raiva, medo, dor e o que está por trás do sentimento, ainda para trabalhar com nível real, coisas concretas e simbólicas que representa o real ou fantasia. O terapeuta deve ter afinidade com a técnica a ser utilizada, da sua experiência com ela e de seu padrão de funcionamento. Também é importante adequar a escolha da técnica ao objetivo do momento, para onde se está caminhando e o que se pretende atingir com o cliente.

Ao escolher a técnica deve-se levar em consideração em que contexto se pretende desenvolver mudanças, tomada de consciência e aprendizagem.

O trabalho contém Etapas: abertura, desenvolvimento, fechamento, pós-sessão, intervalo entre sessão. Além das Etapas da técnica: aquecimento, desenvolvimento e fechamento da técnica.

A autora acredita que se precisa estar atenta à forma como a técnica é realizada, ao conteúdo que surge, pois qualquer técnica revela o padrão de funcionamento do cliente. Segundo ela a consigna deve ser clara, e qualquer coisa podem ser utilizados como técnica, basta ter o objetivo claro e transformar, ousar, criar e adaptar. O terapeuta não deve julgar ou interpretar o material ou conteúdo que surgir a partir de uma técnica. Enfim o que aparece no trabalho com as técnicas é o padrão de funcionamento do cliente, é um mapa que norteará o caminho a ser seguido.

Visão geral das técnicas

Muitas das técnicas apresentadas no livro podem ser utilizadas no atendimento individual, de casal, de família e de grupos. Ao se referir a cliente, este pode ser o individuo, o casal, a família ou o grupo. O terapeuta deve adequar as consignas a sua linguagem, à sua forma de trabalho e aos seus objetivos.

A caixa de figuras foi utilizada inicialmente pela autora para facilitar o trabalho de colagens, aos poucos foi descobrindo usos variados e inusitados. São úteis para trabalhar com questões menos racionais e pragmáticas. Podem ser usadas nos moldes da avaliação psicológica realizada nas técnicas de grafismo.

Descrição das técnicas

Cada técnica apresenta:

Titulo: Número, Nome ou Definição Técnica.

Objetivo: Para que se usa a técnica.

Código: I = Individual, C = Casal, F = Família, G = Grupo.

Material: Material que será utilizado durante a técnica.

Consigna: Detalhes da técnica.

Variação: Mudança de acordo com os avaliado.

Observação: Item importante a ser observado ou avaliado.

Pergunta: Dúvida mais comum que os aplicadores podem ter.

1. PRIMEIRO REGISTRO DE RELACIONAMENTOS

Objetivo: Fazer circular a emoção dentro da família para facilitar o trabalho de confronto, a troca de afetos e o compartilhar de experiências vivenciais.

Código: F

Matéria: Uma folha de papel, dividida em tantos pedaços quanto forem os membros da família e uma caneta para cada um.

2. DESENHO SIMBOLICO DAS MÁGOAS

Objetivo: Possibilitar que as magoas sejam retomadas e elaboradas sem a necessidade de serem explicitadas e relatadas.

Código: C F G

Material: Uma folha de papel, dividida em tantos espaços quantas forem as pessoas da família, casal ou grupo, e lápis de cor.

3. APRESENTAÇAO COM OBJETOS

Objetivos: Auxiliar as pessoas envolvidas a tomar consciência de como elas se vêem e como se mostram aos outros.

Auxiliara o terapeuta a conhecer o padrão de funcionamento dos participantes.

Código: F G

Material: Objetos variados.

4. APRESENTAÇAO CRIATIVA

Objetivo: Permitir que todos possam se apresentar ao grupo de formas diferentes da convencional, mostrando outros ângulos de sua personalidade e utilizando a criatividade.

Código: F G

Material: Nenhum específico.

5. ADIVINHE QUEM SOU EU

Objetivos: Facilitar a apresentação entre as pessoas de algum objeto pessoal.

Proporcionar aos participantes conscientização de seu funcionamento através das fantasias de outras pessoas a seu respeito.

Código: G

Material: Um pano ou uma manta para esconder os objetos.

6. O CORPO FALA

Objetivo: Proporcionar um maior conhecimento entre pessoas de um grupo, utilizando-se outras formas além do verbal.

Código: F G

Material: Espaço adequado.

7. APRESENTANDO O OUTRO

Objetivo: Auxiliar os participantes a tomar consciência de como percebem as pessoas ao seu redor e, ao mesmo tempo, tomar consciência do impacto que causam nos outros.

Código: G

Material: Lugar adequado para as pessoas sentarem em circulo.

8. GRADE DE FANTASIAS

Objetivo: Propiciar a apresentação entre as pessoas.

Levantar os padrões de avaliação do grupo, preconceitos, auto e heteropercepção.

Código: G

Material: Quadro e papel para montar a grade de forma que todos possam ver.

9. LIVRAR-SE DAS DIFICULDADES

Objetivo: Permitir que o cliente amplie sua visão sobre determinada dificuldade e, a partir da reflexão, perceba novas possibilidades.

Código: I C F G

Matéria: Papel e caneta.

10. O QUE EU GANHO?

Objetivos: Propiciar conscientização de algumas das razões que dificultam a realização de mudanças.

Flexibilizar a compreensão linear de sintomas e dificuldades.

Código: I C F G

Material: Papel e caneta.

11. EMOÇÕES NO DIA A DIA

Objetivos: Definir objetivos da terapia e aumentar a consciência do cliente como ele lida com as emoções.

Código: I C F G

Material: Papel e caneta.

12. SEM RECEIO

Objetivos: Flexibilizar a compreensão linear de sintomas ou dificuldades e avaliar outras possibilidades de ação e possíveis acontecimentos na presença ou ausência de uma determinada emoção.

Código: I C F G

Material: Papel e caneta.

13. RISCOS

Objetivos: Possibilitar ao cliente avaliar e concretamente, no meio externo, os riscos de uma mudança.

Prevenir riscos, evitando que o cliente se exponha, excessivamente, nas mudanças que deseja.

Código: I C

Material: Papel e caneta.

14. PAINEL TEMÁTICO

Objetivos: Treinar a família para trabalhar em conjunto e proporcionar um meio de trabalhar simbolicamente determinado tema.

Código: F

Material: Caixa contendo recortes variados.

15. LIMPANDO SENTIMENTOS

Objetivos: Proporcionar ao cliente conscientização e elaboração de sentimentos presentes que dizem respeito a situações passadas, bem como desprendimento dessas emoções em direção de mudança.

Código: I F G

Material: Caixa contendo recortes variados.

16. LEMBRETE

Objetivo: Conscientizar/lembrar o cliente sobre a necessidade de se fazer um determinado aprendizado.

Código: I C F G

Material: Caixa contendo recortes variados.

17. CAIXA MAGICA

Objetivo: Proporcionar o desenvolvimento a consciência sobre questões importantes na vida.

Código: I C F G

Material: Caixa contendo recortes variados.

18. BOM X RUIM

Objetivo: Levantar pontos negativos e positivos de uma determinada situação.

Código: I C

Material: Caixa contendo recortes variados.

19. HISTÓRIA COM RECORTES

Objetivos: Proporcionar ao cliente, de forma simbólica, uma visão de sua história de vida, para ampliar seus pontos de vista, além de definir objetivos da terapia e aprendizagens necessárias.

Código: I C F G

Material: Caixa contendo recortes variados, cartolina e cola.

20. CRIANDO ESTÓRIAS

Objetivos: Auxiliar o terapeuta a enxergar o funcionamento do cliente. Abrir novas etapas de trabalho terapêutico.

Código: I C F G

Material: Caixa contendo recortes variados, cartolina e cola.

21.LEMBRANÇAS DO PASSADO

Objetivos: Propiciar a circulação de sentimentos dentro da família. Auxiliar o terapeuta a perceber a forma de comunicação e feedback dentro da família/grupo.

Código: F

Material: Caixa contendo recortes variados.

22. DÉBITO E CRÉDITO

Objetivos: Estimular o cliente a perceber que todos têm qualidades e defeitos. Treinar a troca ente as pessoas, como forma saudável de crescimento.

Código: C F G

Material: Caixa contendo recortes variados.

23. CONTANDO ESTÓRIAS

Objetivos: Auxiliar o terapeuta a avaliar o padrão de funcionamento da família/grupo.

Código: F G

Material: Caixa contendo recortes variados, tesoura e cola.

24. RISCAR SENTIMENTOS

Objetivo: Possibilitar ao cliente uma melhor compreensão de um sentimento, sua expressão e sua elaboração.

Código: I

Material: Papel grande e giz de cera.

25. SEMPRE, ÀS VEZES, NUNCA

Objetivo: Auxiliar o terapeuta a avaliar crenças e valores do cliente. Proporcionar ao cliente a tomada de consciência do seu padrão de comportamento.

Código: I C F

Material: Papel e caneta.

26. BOLA DE FOLHAS

Objetivo: Possibilitar ao cliente lide de forma menos racional com sentimentos, sintomas e impedimentos.

Código: I

Material: Revista.

27. VARIAÇÃO DO JOGO DE MEMÓRIA

Objetivo: Auxiliar o terapeuta a levantar o padrão de funcionamento do cliente, em diversos aspectos: regras, competição, concentração, etc. Facilitar uma maior compreensão do cliente em relação a si mesmo. Treinar novos comportamentos.

Código: C F G

Material: Jogo de memória.

28. QUEDA DE BRAÇO

Objetivo: Possibilitar a vivência e a percepção do funcionamento em temas como: potência e impotência, competição dentro das regras, ganhar e perder.

Código: C F G

Material: Espaço adequado.

29. CABO DE GUERRA

Objetivo: Levantar o padrão de funcionamento do cliente em temas como: potência e impotência, competição dentro das regras, ganhar e perder.

Código: C F G

Material: corda.

30. CABRA-CEGA GRUPAL

Objetivo: Proporcionar, para a família ou o grupo, contato físico, exposição e expressão de afetos de forma lúdica. Levar os clientes a experimentar novas possibilidades.

Código: C F G

Material: Espaço adequado e varias vendas para os olhos.

31. CEGO E GUIA

Objetivo: Levanta o padrão de relação de confiança/entrega entre o casal sem utilizar a linguagem verbal.

Código: C

Material: Espaço adequado.

32. MONTAGEM DE UMA CASA

Objetivo: Avaliar e identificar o padrão de funcionamento da família e definir as aprendizagens que necessitam ser feitas.

Código: F

Material: Caixa com pedaços de madeira, de diversos tamanhos e formatos para montar uma casa miniatura.

33. ZOOLÓGICO

Objetivo: Possibilitar ao terapeuta avaliar e identificar o padrão de funcionamento da família e definir as aprendizagens que necessitam ser feitas e a heteropercepção entre seus membros.

Código: F

Material: Lápis, papel e quadro ou papel grande para fazer a grade de levantamento.

34. DESENHO CONJUNTO

Objetivo: Avaliar o padrão de funcionamento da família e definir as aprendizagens necessárias.

Código: F

Material: cartolina ou papel em rolo e lápis.

35. EXPECTATIVAS

Objetivo: Levantar as expectativas da família em relação ao processo psicoterapêutico. Revisar e clarear com a família quais os objetivos e as possibilidades reais de trabalho.

Código: F

Material: cartolina ou papel em rolo e lápis.

36. DIFICULDADES DA FAMILIA

Objetivo: Auxiliar o terapeuta a levantar as dificuldades da família naquele momento. Propiciar que a família reflita e tome consciência das suas dificuldades.

Código: F

Material: cartolina ou papel em rolo e lápis.

37. O QUE EU PRECISO MELHORAR

Objetivo: Auxiliar o terapeuta a identificar as dificuldades individuais, dos subsistemas (fraternal, casal, pais) e da família como um todo. Proporcionar à família reflexão sobre suas dificuldades e estimular cada membro a assumir responsabilidade pela mudança.

Código: F

Material: Papel e lápis.

38. MAPA DA MINA

Objetivo: Proporcionar à família a oportunidade de refletir e conscientizar-se sobre suas dificuldades, sobre o que a mantém e o que é necessário aprender para ocorrer mudança. Auxiliar o terapeuta a levantar as dificuldades a serem trabalhadas e a identificar o padrão de funcionamento da família.

Código: F

Material: Papel e lápis.

39. ÁRVORE GENEALÓGICA

Objetivo: Auxiliar o terapeuta a avaliar a forma de construção familiar e os conteúdos relacionais e emocionais na família do cliente.

Código: I C F G

Material: Papel de rolo, lápis, cola, tesoura, lápis de cor e cartolina.

40. LINHA DA VIDA

Objetivo: Proporcionar ao cliente e ao terapeuta, uma visão geral sobre como foi a sua vida até aquele momento, de forma organizada. Identificar padrões estabelecidos e aprendizagens necessárias.

Código: I C F G

Material: Papel e lápis.

45. SONHO CONJUNTO

Objetivo: Incentivar a flexibilidade e a organização familiar.

Código: C F G

Material: Espaço adequado.

50. NÍVEIS DE CONSCIÊNCIA

Objetivo: Avaliar os níveis de consciência que o cliente tem e como estão integrados entre si. Identificar as aprendizagens necessárias.

Código: I G

Material: Nenhum.

55. CULPADOS

Objetivo: Proporcionar o aprendizado de lidar com diferentes formas de pensar, preconceitos, julgamentos e condicionamento social.

Código: I C F G

Material: Texto em Anexo, canetas em quantidade suficiente aos participantes.

61. COMO EU RESPIRO

Objetivo: Tomar consciente para o cliente e ao terapeuta seu padrão de respiração. Propiciar ao cliente manter contato com os sinais do seu mundo interno, perceber e conhecer o que pensa e sente.

Código: I G

Material: Papel e lápis.

67. DRAMATIZAÇAO COM OBJETOS PEQUENOS

Objetivo: Proporcionar ao cliente outra perspectiva/visão de uma mesma situação.

Código: I

Material: Caixa contendo ícones, tampinhas ou sucatas.

71. O CHAMADO

Objetivo: Verificar o funcionamento do cliente, favorecer aprendizagens e trazer novos conteúdos.

Código: F G

Material: Espaço adequado.

74. VIRAR A RODA

Objetivo: Auxiliar o cliente a ampliar e flexibilizar a sua percepção. Auxiliar o cliente a aprender outros jeitos de fazer a mesma coisa.

Código: F G

Material: Espaço adequado.

82. RITUAIS FAMILIARES

Objetivo: Identificar, fazer circular e refletir sobre os rituais que estão presentes na família do cliente, sua função e importância.

Código: I C F G

Material: Papel e lápis.

88. O QUE EU ENXERGO

Objetivo: Possibilitar ao cliente a conscientização de como ele percebe a realidade e ampliar sua percepção.

Código: I G

Material: Fotos, figuras, papel, cola, tesoura, tinta e pincéis.

93. LINHA DO CASAMENTO

Objetivo: Proporcionar ao terapeuta e ao casal uma organização do tempo do casamento. Levantar as dificuldades e o tempo de existência das mesmas, bem como o padrão de funcionamento do casal.

Código: C

Material: Papel de rolo, lápis preto e colorido.

97. BOLO DE INTERESSES

Objetivo: Possibilitar o levantamento de interesses do casal e do seu investimento na relação.

Código: C

Material: Papel e lápis.

97. BOLO DE INTERESSES

Objetivo: Possibilitar o levantamento de interesses do casal e do seu investimento na relação.

Código: C

Material: Papel e lápis.

99. ROTINAS

Objetivo: Levantar como cada membro do casal trata as questões rotineiras em seu relacionamento. Abrir hipóteses para flexibilizar e usar a criatividade no relacionamento do dia a dia.

Código: C

Material: Papel, lápis preto e colorido.

100. SINGULARIDADES, DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS

Objetivo: Proporcionar ao cliente a tomada de consciência de seu funcionamento diante da vida e de outras pessoas.

Código: C

Material: Folha em branco e lápis.

105. MELHOR OU PIOR

Objetivo: Desenvolver a capacidade de raciocínio diante do novo. Auxiliar na compreensão do padrão de funcionamento do casal. Treinar situações futuras.

Código: C

Material: Papel e caneta.

106. DRAMATIZAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DO PARCEIRO

Objetivo: Proporcionar ao cliente e ao terapeuta, uma visão geral sobre como foi a sua vida até aquele momento, de forma organizada. Identificar padrões estabelecidos e aprendizagens necessárias.

Código: I C F G

Material: Papel e lápis.

107. BRASÃO DA FAMÍLIA

Objetivo: Proporcionar a percepção de valores do sistema. Propiciar o trabalho com mudanças sistêmicas, buscando crescimento para os participantes e trazendo a tona as dificuldades. Facilitar a auto-avaliaçao da família.

Código: I C F G

Material: Papel e lápis preto e de cor.

108. PRIMEIRO ENCONTRO

Objetivo: Abrir possibilidades de avaliar a relação e definir áreas a serem retomadas. Clarear qual era a expectativa de cada membro do casal quando conheceu seu cônjuge. Tomar consciência do que é possível retomar como casal.

Código: I C

Material: Papel branco e lápis.

109. CRIATIVIDADE NÃO-VERBAL

Objetivo: Explicitar como o sistema lida com a criatividade e o inusitado e como cria as próprias regras.

Código: C F G

Material: Jornais, toalhas, bolas, canudos de papelão, caixas de papelão, tecidos, fitas diversas, bambolês, revistas, cordas de algodão, entre outros.

110. VÍNCULOS

Objetivo: Aumentar a percepção do cliente sobre seus vínculos e as possibilidades de aprendizagem e de trabalho terapêutico.

Código: I G

Material: Papel com um círculo grande desenhado e lápis.

111. MAPA DA FAMÍLIA

Objetivo: Proporcionar ao cliente uma visão geral do funcionamento da família, possibilitando o aprendizado de novas estratégias para lidar com situações concretas.

Código: I C F G

Material: Papel e lápis.

112. VOU FALAR DISSO... PARA NÃO FALAR DAQUILO

Objetivo: Propiciar ao terapeuta e ao cliente fazerem circular assuntos que não são falados. Levantar temas e conteúdos que precisam ser trabalhados.

Código: F G

Material: Nenhum.

113. EU GOSTARIA

Objetivo: Auxiliar o terapeuta a enxergar o padrão de funcionamento do sistema. Trazer à tona as questões relacionais que não estão sendo clareadas e trabalhadas. Explicitar para o cliente o padrão de suas escolhas.

Código: F G

Material: Papel e caneta.

114. ENROLAR/DESENROLAR

Objetivo: Propiciar aos participantes um contato com o funcionamento individual e grupal.

Código: G

Material: Espaço adequado.

115. DESENHO DA PLANTA BAIXA DA PRIMEIRA CASA

Objetivo: Propiciar a integração entre presente, passado e futuro. Auxiliar no resgate de emoções. Trabalhar com questões míticas, de contato corporal e espaço, com valores.

Código: I C F G

Material: Lápis preto, de cor e papel.

116. EU, MEU PASSADO E MEU FUTURO

Objetivo: Auxiliar na identificação de novos dados relacionados ao cliente e a sua história.

Código: I F G

Material: Papel e lápis.

117. O OUTRO LADO

Objetivo: Permitir a explicitação das polaridades ou de aspectos implícitos e não-conscientes de alguma situação, relação ou algum sentimento. Adquirir consciência sobre elementos conflitantes e perceber formas alternativas para expressar as emoções.

Código: I

Material: Fantoches.

118. QUEM É QUEM

Objetivo: Avaliar e identificar o padrão de funcionamento da família/do grupo e definir as aprendizagens que necessitam ser feitas.
Código: F G

Material: Lista de características, quadro ou papel grande e caneta hidrográfica.

119. XADREZ

Objetivo: Avaliar e identificar o padrão de funcionamento de casal através de movimentos corporais.

Código: C

Material: Espaço adequado.

120. PERDÃO

Objetivo: Auxiliar o cliente e liberar-se e liberar outras pessoas das culpas em relação a fatos do passado.

Código: I

Material: Folha com a frase, dobrada.

121. CARTA

Objetivo: Possibilitar que o cliente desprenda-se de questões do passado que o estão impedindo de fazer aprendizagens ou mudar o padrão.

Código: I

Material: Papel de carta.

122. PADRÕES COMUNICACIONAIS

Objetivo: Auxiliar o cliente a ter consciência dos padrões aprendidos na família de origem e de como ainda estão presentes. Levantar as aprendizagens necessárias de comunicação/funcionamento.

Código: I C G

Material: Papel branco e lápis.

123. DESENHO DOS PADRÕES SEXUAIS

Objetivo: Auxiliar o cliente a enxergar seu padrão de funcionamento e as aprendizagens necessárias.

Código: I

Material: Papel e lápis.

Apreciação pessoal sobre o livro

Esta obra é mais que um arsenal de técnicas, ela possibilita ao terapeuta exercer o seu lado artístico e criativo, tornando a terapia um lugar de criação, usando a técnica como um instrumento facilitador do processo terapêutico e não a base do trabalho.

Indispensável a todo terapeuta sistêmico, não como a única estratégia utilizada para trazer conteúdos ou trabalhar padrão de funcionamento, mas como um potencializador no processo de mudança.

A autora e suas colaboradoras foram muito eficientes em elaborar uma obra de tamanha importância, de maneira organizada, didática e muito útil não só para nós Terapeutas Relacionais Sistêmicos, mas para todo terapeuta que deseja tornar seu trabalho uma obra de arte.

Nome do autor da resenha e data: Ednara Neves Flores – Julho/2006.