Resenha de Livro
Curso de Formação em Terapia Relacional Sistêmica
Psicóloga Solange Maria Rosset

 

Nome do Livro:

A arte da meditação

 

Autor do Livro:

Daniel Goleman

 

Editora, ano de publicação:

Sextante, 2005, 4 edição

 

Relação dos capítulos

  1. Aliviando a hipertensão através da meditação
  2. Meditação e estresse
  3. Efeitos da meditação no cérebro
  4. Propriedades curativas da meditação
  5. Meditação e psicoterapia
  6. Preparação apara a meditação
  7. Atenção
  8. Vendo o que você acredita

 

Apanhado resumido sobre cada capítulo

Cap 1. Aliviando a hipertensão através da meditação

“A doença é um porrete, serve para chamar a sua atenção”. É com esta frase dita por seu médico que o autor inicia sua dissertação a respeito da meditação e seus benefícios diretos e indiretos para a saúde. Foi a constatação de que tinha pressão alta que o impulsionou a buscar a prática da meditação, fato este que impulsionou sua tese de doutorado (sobre meditação e estresse). Ele discute nesta etapa a relação entre a cardiologia e as possibilidades de resultado da meditação sobre a pressão sanguínea.

Cap 2. Meditação e estresse

Seus estudos sobre meditação se aprofundaram também em função de uma viagem que fez à Índia nos anos 70 onde se impressionou com a diversidade de vertentes religiosas e yogues que tinham esta prática como comum. Ele constatou que “as pessoas que meditam são capazes de resistir aos golpes da vida e lidar muito bem com o estresse diário, sofrendo menores conseqüências diante deles”. O mesmo relata nesta etapa as pesquisas que realizou para confirmar suas hipóteses.

Cap 3. Efeitos da meditação no cérebro

Aqui Goleman desarticula as idéias de senso comum de que as pessoas que meditam ficam “parecendo zumbis”, isto é, tornam-se paradas, inativas e lentas.

Cap 4. Propriedades curativas da meditação

Diversas medidas e indicações por parte de instituições de saúde são relatadas apostando na meditação como medida de tratamento complementar de diversos males à saúde como diabetes, efeitos de hemodiálise, quimioterapia, desordens gastrointestinais, insônia, enfisema e doenças de pele.

Cap 5. Meditação e psicoterapia

Goleman defende a meditação como um recurso de ampliação dos resultados dos processos psicoterapêuticos (ligados ou não ao estresse). Como trata-se de uma prática de desenvolve a capacidade de conexão interior, a ampliação da consciência e re-significação de questões que geram sofrimento ao ser humano.

Cap 6. Preparação apara a meditação

Sem privilegiar um método ou outro de meditação, o autor lista os elementos centrais para fundamentar a prática daquele que deseja iniciar-se em meditação. Estes elementos são coletados das mais variadas tradições e propostas, deixando o leitor com grande liberdade para encontrar a referência que melhor lhe sirva.

Cap 7. Atenção

Neste momento o autor aprofunda o entendimento das questões básicas relacionadas à prática e relaciona uma “tipologia aplicada de técnicas de meditação”. Ele aborda a importância do uso de mantras e exemplifica a “consciência em cada passo” utilizando a alimentação como algo que pode ser feito numa atitude “meditativa”.

Cap 8. Vendo o que você acredita

As experiências transcendentais comumente associadas aos processos meditativos são a tônica deste derradeiro capítulo que trata daquilo que podemos chamar de “objetivo máximo” da meditação que é o nível máximo de conexão consigo e com a totalidade.

 

Apreciação pessoal sobre o livro

O renomado autor de “Inteligência Emocional”, este sucinto livro trata de um tema amplo e profundo. A obra atende ao que se propõe: ser um convite ao início de uma relação com a prática meditativa que já é consenso nos campos médicos e científicos. Há um grande número de pesquisas que comprovam os benefícios da prática da meditação como recurso de promoção e recuperação da saúde e do bem estar humano. Para os terapeutas, trata-se de um conjunto de técnicas poderosas que podem configurar como aliadas de processos de promoção de consciência, aprendizagem e mudança de padrões e compulsões. O livro traz também um CD com quatro práticas conduzidas para que o leitor não só pense sobre isso mas possa experimentar de imediato o contato com a meditação. É só começar!

 

 

Nome do autor da resenha e data: Juliana Zilli Bley Data: 03/08/09.