Resenha de Livro
Curso de Formação em Terapia Relacional Sistêmica
Psicóloga Solange Maria Rosset

Nome do Livro:

A Magia da Mudança

Autor do Livro:

Dalmo Silveira de Sousa e Solange Maria Rosset

Editora, ano de publicação:

Dalmo Silveira de Sousa e Solange Maria Rosset

Relação dos capítulos

INTRODUÇÃO

DEMETER E PERSÉFONE : o vínculo como condição básica

AFRODITE: a transformação do amor em compaixão

ATENÁ: a interação do espírito com a força bruta

HEFESTO: a magia de atar e desatar os nós

POSIDON: a potencia de sacudir a terra

ARES: a ousadia de integrar a luz e a sombra

HERA : o envolvimento nas parcerias

APOLO: o movimento que não se acomoda

ZEUS:a coragem de acessar o poder do Todo

DIONISIO:da energia do desejo à ação da vontade

ARTEMIS: a responsabilidade da livre escolha

HESTIA E HERMES:o espaço da persistência e da mudança

EPÍLOGO

Apanhado resumido sobre cada capítulo

INTRODUÇÃO

Dois amigos e psicólogos apaixonados pelo processo de mudança resolveram escrever um livro sobre algo que vivenciam o dia a dia , o processo terapêutico sobre o olhar da linha sistêmica. Utilizaram os mitos dos doze deuses gregos por serem elementos já conhecidos na História da Humanidade e como suporte metafórico do processo terapêutico.

Os autores apresentam um mapa para elucidar ” o para quê “ foi adotado um determinado tipo de caminho , e não outro, da funcionalidade de uma determinada ação e das escolhas que fizeram.

A Terapia relacional sistêmica - o trabalho com o padrão de relação: A tarefa do terapeuta é dar suporte ao seu paciente a descobrir e ter consciência de seu padrão de funcionamento e desenvolver novas aprendizagens necessárias às mudanças.

A crença básica no Trabalho com mudança, focando a qualidade de vida: Quando o indivíduo tem consciência e responsabilidade sobre suas escolhas fica mais fácil resolver os quebras-cabeças mentais, gerando a possibilidade de fazer escolhas para viver com alegria.

O mito como material de identificação da subjetividade Humana: Os mitos são conteúdos simbólicos dos fenômenos psicológicos, utilizados como porta para atingir o inconsciente e expandir a consciência.

O processo coletivo dos Doze movimentos: Os doze deuses representam arquétipos supostamente conhecidos inconscientemente que podem auxiliar ao processo de mudança.

CAPITULOS:

DEMETER E PERSÉFONE : o vínculo como condição básica

Este mito diz respeito ao vínculo forte de Demeter,senhora da Terra e sua filha Core,concebida por Zeus, o senhor do céu.

Core,simboliza a juventude nos campos é raptada com o consentimento de seu pai, por Hades Plutão,senhor dos Infernos, que a transforma em Perséfone,senhora do Hades. A mãe, Demeter,rainha da agricultura, abdica de sua função divina até que lhe devolvam a filha.Enquanto não teve acesso a sua filha, nenhuma semente brotou e a terra ficou seca. A humanidade faminta pede a intercessão de Zeus.Este negocia com Hades através de Hermes,o retorno de Core à sua mãe. Nesta negociação é permitida que Core fique com sua mãe durante nove meses. A mãe inconformada com o afastamento de sua filha, durante os três meses, faz com que a terra não produza nada.(estação do inverno).

O mito de Deméter e Perséfone sugere aos vínculos que são estabelecidos durante a vida.

A partir do vínculo inicial ,o materno (desde a gestação até o nascimento), o indivíduo aprende a vincular-se.Com o passar do tempo, o indivíduo necessita vincular consigo mesmo e mergulhar em seu próprio mundo para aprender a enfrentar seus próprios desafios e dificuldades, escutando mais seus desejos do que os desejos alheios. Apesar de o vínculo materno ser muito forte no indivíduo é a figura paterna quem o estruturará para vincular-se com o mundo de forma madura e organizada.

 Este mito também mostra os sentimentos de sacrifício e de perdão. O sentimento de sacrifício é aceitar e respeitar o outro com suas diferenças,do jeito como ele é (sem exigir que o outro corresponda a sua ideação). O sentimento de perdão é de aceitar a si mesmo; as suas próprias falhas e limitações e também aceitar erros e mágoas feitas pelo o outro como parte da condição humana.

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AFRODITE: a transformação do amor em compaixão

Este mito diz respeito à Afrodite, uma deusa complexa que podia irradiar encanto e harmonia, como também podia ser fútil, traiçoeira, preguiçosa e vingativa.Conta o mito que Afrodite teve um filho chamado Eros, que espalhava amor com seu arco e flecha. Em um reino distante , Psique,a filha mais nova e bela de um rei, começou a despertar no povo adoração pela sua beleza,tal como Afrodie despertava. O rei consultou o Oráculo de Apolo, e este ordenou que Psique fosse coberta com um manto fúnebre e fosse colocada num rochedo onde um monstro a desposaria. Eros encontrou Psique naquele lugar e foi ferido pela beleza da jovem,ao invés de feri-la com sua flecha, como havia pedido sua mãe. Eros a levou a um castelo nas nuvens e ela passou a ter uma vida de rainha. Saudosa pelas irmãs,Psique pede a Eros permissão para visitar sua família. Eros concede desde que ela nunca tentasse descobrir quem ele era. Instigada pelas suas irmãs e tomada de curiosidade Psique,mesmo alertada pelo marido, acende um candeeiro em uma noite e reconhece a face de Eros .Assustada, deixa cair uma gota de óleo sobre o peito de Eros, que foge para o Templo de Afrodite. Afrodite, irada, dá a Psique quatro tarefas difíceis de serem realizadas e, no cumprimento destas, ela poderia rever Eros. Psique conseguiu realizar três tarefas,mas a quarta, era a mais difícil; descer aos infernos e pedir a Perséfone um pouquinho de beleza imortal. Psique ,abre a caixinha dada por Perséfone para ficar mais bela para seu amado e com isto fica mais presa ainda no mundo dos infernos. Hermes pai de Eros ,com a intervenção de Zeus consente que a jovem seja perdoada e seu sacrifício de amor aceito,desce aos mundos infernais e a arrebata ao Olimpio,onde o casamento de Eros e Psique é realizado.

O mito foi introduzido para ser abordado o movimento da compaixão,que é a capacidade de se colocar amorosamente no lugar do outro,mas não ser o outro. No processo terapêutico, a compaixão é o caminho de encontro com o outro por possibilitar o respeito e reconhecimento pelas diferenças.Ao respeitar a forma individual de cada um,fica mais fácil de identificar as diferenças marcantes entre um e outro; possibilita um caminhar juntos; possibilita a compaixão pelos “tropeços em pedras já conhecidas e já percorridas ” .

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ATENÁ: a interação do espírito com a força bruta

Este mito diz respeito a Zeus ,pai dos deuses, engole Metis (que estava grávida de uma menina e depois ficaria de um menino que se nascesse roubaria seu reino por ser forte e famoso). A medida que o tempo passa Zeus tem uma dor de cabeça enlouquecida e ordena ao Hefesto que lhe dê uma machadada no crânio.Do seu crânio sai a deusa Atená ,que emite um grito de guerra e vai participar da luta contra os gigantes. Atená é a deusa da inteligência , da razão do equilíbrio, do espírito criativo que preside as artes, que na paz aconselha a justiça e inspira as artes e na guerra é implacável na proteção de sua cidade.

O mito foi utilizado para demonstrar que é o conhecimento que permite integrar o espírito com a força bruta. Quanto mais conhecimentos e valores culturais através de novas experiências,viagens ,estudos etc forem agregados aos seres humanos, menos força bruta será necessária para os seres humanos se relacionarem. O indivíduo se torna diferenciado quando busca novos conhecimentos. Ter consciência de suas lutas internas e ambivalência prepara o indivíduo para lidar com o mundo externo. Olhar os fenômenos da vida de forma equilibrada é tarefa árdua e importante ao processo de evolução .Considerar a integração entre o lado espiritual e a força bruta remete um grande esforço e trabalho, para que não haja sobreposição do outro e resulte uma nova forma de olhar os fenômenos e um novo padrão de relacionamento com as outras pessoas.

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HEFESTO: a magia de atar e desatar os nós

Este mito diz respeito à rejeição de Hefesto filho de Zeus e Hera que foi lançado do alto do Olimpio pela sua mãe ,em função de sua deformação e feiúra. Tetis e Eurinome ,deusas do mar,salvam-lhe a vida e guardam-no na gruta marinha. Hefesto cresce aprendendo a trabalhar com ferro, bronze e metais preciosos. Ele conhece o segredo de atar e desatar os nós ,ao dominar o fogo aprende a utilizar a magia , a arte de recriar o mundo.

O mito representa a forma como enfrentar as dificuldades ocasionadas pela vida.Acreditar no processo da vida é construir uma realidade feita de idas e vindas , que as recaídas fazem parte do próprio cerne do ser humano. Às vezes é necessário cair para conhecer qual é o melhor caminho a seguir,quais são as pedras e como se caminha sobre elas. Tomar consciência da rejeição e de qualquer outro sentimento hostil,leva o indivíduo produzir e prover outras formas de sobrevivência. Durante o processo da vida dois elementossão fundamentais para as decisões e escolhas: fé que é acreditar em algo difícil ,inusitado, pode acontecer ; e confiança que é ter a certeza de que pode acontecer consigo mesmo.

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POSIDON: a potencia de sacudir a terra

Este mito diz respeito a Posídon que reina sobre o império líquido,fica famosos entre os deuses, por seu amor à terra, e entra em conflitos com muitos deles em virtude de seus esforços para se apropriar de ilhas e pedaços da Grécia.Ele é a força primordial da natureza;é generoso,produz e oferece cavalos alados.

O poder e a potencia entram no movimento deste mito.O poder é a capacidade de se estar no mundo e responder a ele com o que se tem de mais útil e eficiente para a abundância de todos. Para lidar com o poder o indivíduo necessitará reconhecer os extremos que o envolvem : a impotência ( diz respeito a baixa estima ) e onipotência ( uso da auto estima). A partir da tomada de consciência de seu poder e das formas como o usa, o indivíduo desenvolve responsabilidades sobre suas escolhas e aos atos relacionais.Refletir sobre as coisas que lhe dão poder é uma das formas de apropriar-se da sua potência pessoal.

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ARES: a ousadia de integrar a luz e a sombra

 Este mito diz respeito a Ares considerado pelo pai dos deuses como o mais odioso de todos os imortais que habitam o Olimpo. È o senhor da guerra,da desgraça ,da violência,da destruição do flagelo humano.Está mais para um demônio popular do que para um Deus.

Conta o mito que Afrodite apesar de ser casada com Hefesto,toda a noite escondida,deita-se com Ares. Ares coloca um jovem no quarto dos aposentos para chamá-los assim que o sol aparecesse. Um dia o jovem adormece e o Hélio Deus do Sol , surpreende os dois na cama. Sem perda de tempo Helio avisa a Hefesto o acontecido.À noite quando Afrodite e Ares se deleitam na paixão são presos pela rede muito fina fabricada pelo Hefesto. A cena é presenciada pelos demais deuses.Envergonhada, Afrodite foge para o Oriente e dá a luz aos gêmeos Deimos e Fobos enquanto Ares para foge para a Tracia.

O mito representa o mundo que é feito de opostos luz e sombra. A sombra é tudo que é desconhecido,o que ainda está no buraco negro,o que traz ao coração o medo,a tristeza , angustia. Ela é parte do caminho onde as pessoas escolhem e acabam ficando num mundo de dor e sofrimento, impossibilitadas de lidar com as diferenças ; a sombra leva ao comportamento compulsivo de não avaliar as conseqüências dos atos,de não ter a consciência e o controle do processo. Ao existir a conscientização do lado sombra ( a luz),o indivíduo passa a perceber as diferenças entre as pessoas ,sua forma de agir,seus valores ,saindo dos preconceitos e críticas ,lidando naturalmente com as diferenças dando-lhe a oportunidade de aprender e crescer.

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HERA : o envolvimento nas parcerias

Este mito diz respeito a Hera,fiha mais nova dos Titãs ,que não participa das guerras mas é educada nos confins do mundo; o que a faz conhecer o que está além e pressentir o que virá.Como protetora dos casamentos,tem atributos morais de poder,justiça e bondade. È símbolo da fidelidade e parceria conjugal.

Hera cuida de seus filhos, de seu marido Zeus e também si mesma e de seu território.

A proposta deste mito é mostrar as parcerias que podem ser estabelecidas na vida ,bem como,as formas dos indivíduos estarem nestas parcerias (a entrega e o envolvimento na relação com outro) .

Existem parcerias onde o indivíduo depende ou não do outro;onde os indivíduos podem estar juntos para crescer para diferenciar-se ;ou estar juntos por conveniência.

No processo da vida são três importantes aprendizagens para o desenvolvimento de parcerias saudáveis : permitir ser cuidado, cuidar de e cuidar-se. O indivíduo a partir da qualidade e quantidade de cuidado recebido,começa a desenvolver a tarefa de perceber o que o outro precisa para depois perceber suas necessidades e buscar formas de supri-las. Sua capacidade de integrar as diferenças, de aprimorar-se pelo que o outro tem de diferente,(ao invés de criticar e atacar as diferenças, ser intolerante com o parceiro, ser pouco assertivo em suas opiniões etc) facilita na realização de boas parcerias.

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APOLO: o movimento que não se acomoda

O mito diz respeito a Apolo,um Deus realizador do equilíbrio e da harmonia dos desejos orientando as pulsões humanas para a espiritualização progressiva ,para a consciência. Apolo zomba das flechas de Eros que têm poder de atração e de repulsa. Eros atinge Apolo com a flecha do amor e flecha Dafne, com a de repulsa. A bela ninfa foge de Apolo,pois não o deseja,apesar de Apolo ser o inventor da Medicina,um curador que tem toas as plantas à sua disposição, não encontra uma erva capaz de curá-lo desse amor devastador. Dafne pede auxilio ao seu pai, Peneu, para fugir de Apolo e este a transforma em um loureiro.Apolo declara seu amor eterno ao loureiro e cinge sua fronte e cabelos com as folhas de loureiro,homenageando o seu eterno amor a Dafne.

Este mito ensina o movimento, a aprendizagem da não acomodação, a enfrentar a vida sem criar álibis,ao posicionamento diante das dificuldades ,às escolhas. Muitas vezes para o individuo encontrar uma nova resposta ao buscar a felicidade,deve refazer suas estruturas,mesmo que seja preciso desorganizar a estrutura anterior existente. O Processo de crescimento sugere a aprendizagem em suportar as mudanças;a usar da criatividade como a possibilidade de criar uma resposta nova para uma situação nova ou conhecida; a de não se acomodar. Diferenciar a humanização da espiritualização é um dos caminhos importantes que o indivíduo faz no seu processo. Quanto mais humanizado ele estiver ,mas apto ele estará para viver na plenitude sua relações pessoais; e sua busca espiritual será autentica (não utilizará álibis como forma de desculpas para deixá-lo acomodado), e fará a diferença para o mundo.

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ZEUS:a coragem de acessar o poder do Todo

Este mito diz respeito a Zeus filho de Cronos e Réia,que na idade adulta junto com seus irmãos inicia a batalha contra seu pai que os rejeitou e seus tios(Titãs) ,a fim de assumir o Universo. Zeus simboliza o reino do espírito é o reorganizador do mundo exterior e interior.Dele depende a regularidade das leis físicas,sociais e morais.Representa o fim da era das trevas e início da era da luz.

Este mito ensina a coragem que cada indivíduo necessita para atingir o poder de sua vida;como confiar no seu potencial e como conhecer todas as possibilidades internas/externas para atingi-lo. Representa que a aprendizagem é um processo interno,da ordem de cada pessoa.Existe um tempo para processar esta aprendizagem que é diferente para cada individuo, Menciona que a humildade é uma condição importante para o indivíduo enxergar que nunca está pronto e que existe sempre algo novo para aprender e para mudar. Representa também a importância do outro ser humano como base de aprendizagem e aprimoramento sobre as questões da vida.

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DIONÍSO :da energia do desejo a ação da vontade.

Este mito diz respeito a Dionísio ,filho de Perséfone e Zeus ,chamado inicialmente de Zagreu , que foi perseguido pela fúria de Hera (esposa de Zeus) e protegido pelo seu pai para que fosse seu sucessor no governo do mundo..Perseguido seguidamente e de várias formas pela loucura de Hera,Zeus disfarça-o de bode e manda-o para Nisa, para ser cuidado pelas Ninfas e pelos Sátiros que habitam numa gruta profunda.

Dionísio ao crescer é convocado a viver na terra junto com os homens,para compartilhar com lês as alegrias e os sofrimentos dos mortais. Atingido pela loucura de Hera ,perambula pelo mundo ao lado dos loucos,dos sátiros selvagens e dos animais Dá à humanidade o vinho e as suas bênçãos,concede no êxtase da embriaguez a redenção espiritual a todos que decidem abandonar renunciar à riqueza e poder material.

O mito mostra que o desejo de mudança deve estar fundamentado na vontade de mudar.O desejo é expressão da energia e a vontade é a ação para esta tal energia.Enquanto o desejo é o cunho da emoção ,do sentimento ,a vontade é um impulso mobilizado pela razão. O desejo sem a vontade é uma energia que não leva a lugar nenhum ; a vontade é a ação, ela dá o foco,pressupõe e cria os movimentos.Priorizar definir onde se quer chegar possibilita que toda a ação tenha uma direção.A percepção,a consciência,a competência e amorosidade corporal que o indivíduo tem , definem sua habilidade nos movimentos de contato e de separação.

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ÀRTEMIS: a responsabilidade da livre escolha

Este mito diz respeito a Artemis, uma deusa linda e virgem,representante da independência do espírito feminino , que ao ser vista por Acteon ,quando se banhava numa fonte,transforma-o num cervo que é despedaçado pela sua própria matilha de cães.

Este mito representa as possibilidades sobre as questões da ética. O processo da vida precisa ser respondido com ética e respeito. A ética define a forma que o indivíduo vive o mundo, a forma como o indivíduo conduz seus valores morais apreendidos.A integração da responsabilidade de escolha com o respeito pelo o outro é o resultado da consciência do indivíduo em saber sobre os limites estabelecidos pela sua própria consciência , independe do limite imposto pelo o outro.

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HÉSTIA E HERMES: o espaço da persistência e da mudança

Este mito diz respeito a deusa Héstia, deusa da lareira do fogo,cuida da família e das crianças ,protegendo-as no âmbito do lar. Diz respeito também a Hermes,um deus ardiloso,astuto,mensageiro dos deuses,protetor dos viajantes das estradas,é o condutor das almas.

Este mito mostra que o indivíduo pode sair da fase da persistência para a fase mudança. O caminho da mudança traz um novo ciclo que ocorre quando há o desprendimento do velho ,do antigo ,para a entrada do novo. È a permissão para que o novo realmente possa ocorrer na vida sendo necessário estar pronto para ceder ao novo ,pronto para desejar e permitir que a mudança aconteça. É necessário estar pronto para mudança senão ela não acontece. Os passos da mudança são: Enxergar a situação,ter o desejo de mudar, ter a vontade de mudar,treinar o novo comportamento até fazer parte do novo funcionamento.

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EPÍLOGO:

Os autores mencionam que no processo de autodescoberta,de aprendizagens e mudanças, surge a solidão como condição inevitável . Cada ser humano lida com esta caminhada solitária de forma diferente, dependendo de cada um. Alguns não a aceitam,fogem ou negam sua existência,outros a aceitam e tiram o melhor proveito que ela pode oferecer. Eles desejam que os leitores possam utilizar o livro de forma contínua,buscando a evolução constante. Incluem mais doze filmes, doze músicas e um poema homenageando a eterna continuidade.

 

Apreciação pessoal sobre o livro

De forma agradável e com uma linguagem simples,ou autores demonstraram as etapas do processo de mudança , exemplificados a partir dos doze deuses da mitologia grega.  Utilizaram facilitadores de movimentos como filmes,músicas,livros e poesias que deram suporte ao entendimento a cada um dos doze movimentos terapêuticos e auxiliaram na reflexão sobre os padrões de comportamento do indivíduo. Um livro que traz a luz da consciência descobertas de  padrões  pré-estabelecidos e incentiva e estimula a coragem para as mudanças.

 

Nome do autor da resenha e data: Bianca Massucci - Abril 2011.