Resenha de Livro
Curso de Formação em Terapia Relacional Sistêmica
Psicóloga Solange Maria Rosset

 

Nome do Livro:

Anatomia emocional. Os sete estágios do poder e da cura

 

Autor do Livro:

Caroline Myss

 

Editora, ano de publicação:

Rocco 2000

 

Relação dos capítulos

PARTE I - UMA NOVA LINGUAGEM DO ESPÍRITO

1- MEDICINA ENERGÉTICA E INTUIÇÃO

2- FEITO A IMAGEM DE DEUS

PARTE II - AS SETE VERDADES SAGRADAS

1- O PRIMEIRO CHACRA: PODER TRIBAL

2- O SEGUNDO CHACRA: O PODER DOS

RELACIONAMENTOS

3- O TERCEIRO CHACRA: PODER PESSOAL

4- O QUARTO CHACRA: PODER EMOCIONAL

5- O QUINTO CHACRA: O PODER DA VONTADE

6- O SEXTO CHACRA: O PODER DA MENTE

7- O SÉTIMO CHACRA: NOSSA CONEXÇÃO

ESPIRITUAL

POSFÁCIO

 

 

Apanhado resumido sobre cada capítulo

PARTE I –

Tudo o que está vivo pulsa com energia e toda energia contém informação. Nós como seres vivos temos a capacidade de transformar a experiência em energia que fica armazenada nas nossas células.

Nossa história, emoções, pensamentos residem fisicamente em nossos corpos e interagem com nossas células e tecidos.

A medicina vibracional interpreta a energia no corpo e pode perceber se estamos saudáveis ou não. O homem pode até mentir mas a energia dele não.

Caroline Myss acredita que sua capacidade e interpretação intuitiva para cura espiritual associada a tratamentos médicos contemporâneos é única. O primeiro princípio que prega é “Biografia Torna-se Biologia”. Muitas vezes a doença se desenvolve como conseqüência de padrões de comportamentos e atitudes que não percebemos que são biologicamente tóxicos.

O segundo princípio em que acredita é “O Poder Pessoal é Necessário Para Saúde”. Se o indivíduo não admitir e ver a verdade sobre ele mesmo seu papel na criação de seu problema, na sua relação com o outro não saberá que tudo isso é vital para sua cura.

A energia é poder, energias negativas (obsessivas) geram impotência, manter energia no passado rouba energia do presente.

O poder é o intermediário entre nossos mundos interno e externo, e se comunica em uma linguagem de mitos e símbolos. É preciso se conscientizar daquilo que lhe dá poder.

O terceiro princípio “Só Você Pode se Ajudar a Curar-se”. A cura exige uma ativação da vontade – a vontade de ver e aceitar a verdades sobre sua própria vida. A cura exige ação.

Caroline sugere; faça de você mesmo o objeto de sua primeira avaliação intuitiva. Primeiro, focalize a atenção no aprendizado, segundo, pense; “sou um ser de energia”, terceiro, faça diariamente auto-avaliação energética, quarto, recupere sua energia caso a esteja perdendo e descubra como, quinto, pergunte-se ‘o que’ em vez de‘quem’ tira poder de você, sexto, torne sua cura algo simples, não se torne vítima. Falar não cura , agir sim.

Ela descobriu que suas intuições médicas mesmo que lhe passando informações de problemas físicos, lhe diziam muito sobre o espírito humano. Passou a relacionar e descobriu a coerência que existia entre os chacras orientais e os sacramentos religiosos ocidentais. Descobriu que nosso modelo biológico também é um modelo espiritual (fomos criados à imagem e semelhança de Deus) e que a linguagem da energia e a do espírito usadas juntas curam uma variedade de sistemas.

A autora relaciona as sete verdades sagradas da cabala, os sacramentos cristãos e os chacras hindus, e diz que esses ensinamentos literais e simbólicos redefinem a saúde espiritual e biológica e nos ajudam a entender o que nos mantém saudáveis, o que nos adoece e o que nos ajuda a encontrar a cura.

PARTE II –

O diagnóstico intuitivo de Caroline Myss é carregado de idéias espirituais. Ela percebeu que nosso modelo biológico também é nosso modelo espiritual e que a linguagem da energia e a do espírito usadas juntas curam uma variedade de sistemas de crenças. Acredita que nossa tarefa espiritual nessa vida é equilibrar as energias de corpo e alma, de pensamento e ação, de poder físico e mental. Responsabiliza a pessoa para sua própria cura e diz: “nossos corpos contêm um plano imanente para a cura”.

Na seqüência da segunda parte do livro a autora descreve os sete chacras e todos os poderes,símbolos, significados,órgãos, doenças, relacionados a cada um deles fazendo um paralelo aos sacramentos cristãos e a cabala judaica. No final da seqüência de cada um dos sete chacras um questionário fará o leitor refletir sobre o assunto.

Apreciação pessoal sobre o livro

Fiquei muito impressionada com o livro, especialmente na introdução, onde autora conta sua história pessoal. Pensei estar lendo uma história de ficção holística, totalmente mágica e invencionista.

Mas na seqüência comecei a pensar e sentir verdade, e possibilidade em tudo aquilo. Deixei um pouco de lado meu racionalismo junto com
meu ceticismo e flui com a autora, foi quando percebi que tinha sido tocada profundamente pelas suas palavras.

O leitor pode até questionar os poderes da autora, sua história pessoal, detalhes das associações sagradas, mas não as verdades inerentes a elas. Ela não nos força a religiosidade mas a espiritualidade. Traz o Divino à responsabilidade de cada um assim como a doença e todas as nossas escolhas.

 

Nome do autor da resenha e data: Patrícia Nascimento de Abreu 28/11/05.