Resenha de Livro
Curso de Formação em Terapia Relacional Sistêmica
Psicóloga Solange Maria Rosset

 

Nome do Livro:

Mulheres que amam demais

 

Autor do Livro:

Robin Norwood

 

Editora, ano de publicação:

Editora Siciliano - 1995

 

Relação dos capítulos

     São onze capítulos onde constam casos relacionando questões sobre mulheres que amam companheiros que as maltratam física e emocionalmente.

 

Apanhado resumido sobre cada capítulo

     O livro Mulheres que amam demais retrata aspectos psicológicos relacionados à padrões desajustados de relacionamentos, envolvendo as relações familiares, dando ênfase as questões ligadas ao alcoolismo e drogadição.
São onze capítulos onde constam casos relacionando questões sobre mulheres que amam companheiros que as maltratam fisicamente e principalmente emocionalmente. Entram assuntos relacionados à sexo e a correspondência entre casamentos onde sexo é bom mas o relacionamento é ruim. Um dos capítulos intitulado Ser necessária retrata a questão de mulheres com auto-estima baixa que se sujeitam a permanecer com homens que as fazem sentir responsáveis por eles.
Em cada capítulo são descritos relacionamentos disfuncionais devido a tentativa de suprir carências vindas de relacionamentos passados, por exemplo no caso em que a mulher cuidou durante toda a sua infância de uma mãe alcoólatra, onde o pai era uma figura ausente, e mais tarde quando foi relacionar-se fez escolha por um homem ausente que bebia e procura manter um relacionamento frio.
O livro apresenta ainda como se comportam os homens que são objeto de escolha destas mulheres que amam demais, relatando os sentimentos que os levam a isso.
Ao final encontra-se um roteiro de sugestões, para as pessoas que sofrem por manterem relacionamentos disfuncionais, montarem um grupo de ajuda, no mesmo esquema dos alcoólicos anônimos. São apresentadas características das mulheres que amam demais e como lidar com cada uma delas. Lida bem com a questão da escolha do parceiro, ou seja, o que leva uma mulher escolher e ficar com alguém que a faz sofrer.


Apreciação pessoal sobre o livro

     É uma excelente obra escrita por um terapeuta de casais que reproduz com grande clareza a vivência na prática clínica, na questão dos padrões desajustados de relacionamentos.

 

Nome do autor da resenha e data: Daniela Peixer Neves - set/1998.