Resenha de Livro
Curso de Formação em Terapia Relacional Sistêmica
Psicóloga Solange Maria Rosset

 

Nome do Livro:

O casal nosso de cada dia

 

Autor do Livro:

Solange Maria Rosset

 

Editora, ano de publicação:

Artesã - 2014

 

Relação dos capítulos

Capítulo 1. Espaço de/do casal

Capítulo 2. Comunicação

Capítulo 3. Sexo e relacionamento

Capítulo 4. Diferenças e diferentes

Capítulo 5. Indivíduo / casal / família

Capítulo 6. E tudo mais

Capítulo 7. Ninho vazio: entre a frustração e o desafio

Capítulo 8. Melhoria na qualidade da relação

 

Apanhado resumido sobre cada capítulo

Capítulo 1

O livro O casal nosso de cada dia inicialmente aborda como se estabelece os relacionamentos nos casais da geração atual, pois neste primeiro capítulo são abordadas as situações passadas no início do relacionamento, quando decidem casar e dividir o mesmo espaço. A partir deste momento é criado um novo sistema, onde se relacionam estas duas pessoas e se forma um novo padrão relacional. E neste espaço será um local somente deles, com aprendizagens, troca e experiências que vão auxiliar este casal a construir a história de uma relação.

Capítulo 2

O capítulo sobre comunicação, apresenta de forma bastante clara que comunicar-se bem, de forma coerente e com clareza é muito importante para o bom desenvolvimento do relacionamento, pois a comunicação nos dias de hoje está muito intensa e acontece a todo momento. Expressar suas pensamentos, opiniões e sentimentos no momento ideal e de forma assertiva ajuda no relacionamento do casal, saber ouvir, deixar o parceiro falar, realizar esta troca auxilia no desenvolvimento e evolução do casamento.

Capítulo 3

O sexo e o relacionamento são complementares, pois ter uma boa vida sexual não é garantia de que o relacionamento será bem sucedido e que o casal não terá dificuldades em outras áreas. Porém as dificuldades sexuais também não devem ser desconsideradas, pois o sexo é uma forma de expressar afetividade e fortalece o relacionamento do casal. Algumas dificuldades da relação pode refletir diretamente na sexualidade do casal, sendo este o momento de maior intimidade entre duas pessoas.

Capítulo 4

Neste capítulo são tratadas das diferenças entre o casal, sendo esta de homem e mulher e também as diferenças de personalidades e gostos. A questão abordada é como este casal pode lidar com estas diferenças, de forma que contribua para o relacionamento e que não seja utilizada como álibi. Lidar e aprender com estas diferenças é muito importante para o relacionamento e crescimento pessoal de cada um, podendo ser bem administrada pelo casal, sem aumentar estas diferenças e dificuldades evitando conflitos na relação.

Capítulo 5

O capítulo 5 relata como as dificuldades de desenvolvimento de cada individuo se relaciona com o que cada pessoa procura no seu parceiro. Geralmente durante as etapas de desenvolvimentos, os indivíduos apresentam dificuldades em algumas das fases, buscando assim, em seus companheiros uma pessoa com a mesma carência, dificuldades e comportamentos semelhantes. Devido a isso, formam-se alguns tipos de casais, os elementos do casal estruturam um padrão de funcionamento que esta ligado a estas dificuldades antigas de cada pessoa. Isto se dá de forma inconsciente, porém a forma que este casal funciona, os padrões repetitivos em suas relações, chega-se a gênese de tipos de casais, como forma de organizar e facilitar a função do terapeuta.

Ainda neste capitulo é abordada a importância de manter individualidade, para que o nós não seja somente o foco único da relação, podendo existir as vontades e gostos de cada um em alguns momento, tornando o relacionamento do casal mais rico e funcional. Em relação a família, as funções de casal passam a ser um subsistema conjugal. A conjugalidade é a qualidade da relação nos aspectos como intimidade, sexualidade e objetivos em comum. A parentalidade,é a qualidade da relação deste par, quando este casal torna-se além de cônjuge, pais de uma criança em comum.

Capítulo 6

No decorrer deste capítulo, é relatado sobre a escolha do parceiro, para que é feita esta escolha, os motivos e as razões de escolher determinada pessoa, a qualidade da escolha e da experiência define os itens relacionados ao casamento. O amor e a paixão existente um pelo outro, como o sentimentoé compreendido pelo casal, o significado, a intensidade e a forma de retribuir este parceiro, pois se traduz em prazer, facilidade e importância de estar junto a pessoa amada. Relacionar-se exige adaptação constante a mudanças, tanto do
ambiente externo quanto interno, pois é um treino as diferentes reações e situações.

O padrão funcional do casal se cria a partir do momento que eles escolhem estar juntos e vão estruturar sua forma única de ser, que é construído por meio do processo do casal, riqueza da relação, parceria, intimidade, autoestima, concessões, dependência e independência, forma de lidar com o tempo, a internet, a projeção no outro daquilo que é seu, infidelidade, raiva, brigas, fantasias, solidão, crises típicas do casamento e ciúmes.

A busca por terapia pode auxiliar na organização e estruturação deste casal, até para uma possível decisão se vão permanecer juntos ou não, e como lidar com a situação do divórcio. E também uma possível volta após a separação ou recasamento de um dos parceiros.

Capítulo 7

Este capítulo relata as fase em que os filhos saem da casa dos pais para casar ou para morar sozinho, estudar, proposta de trabalho, entre outras situações. Neste momento põe em prova a qualidade emocional dos pais e da relação do casal. A prevenção de possíveis dificuldades neste período em que ocorre a Síndrome do Ninho Vazio inicia-se quando os parceiros se casam, dependendo se o foco do casamento forem os filhos ao invés do casal. Esta fase pode ser usada como forma de enriquecer a relação dos parceiros e também para uma reestruturação das questões individuais.

Capítulo 8

O Capítulo 8 relata as possíveis melhorias que um casal pode fazer para qualidade da relação, pois manter um relacionamento amoroso, prazeroso, íntimo, com aprendizagens e crescimento não é uma tarefa fácil. Alguns fatores podem ajudar no amadurecimento e fortalecimento do relacionamento do casal, como manejo e prevenção dos problemas, fuga do que já sabe que não resolve, pré e pós briga, brigas produtivas, aumento da união, vacinas contra a rotina, fuga do “jogo do sem fim”, desejo de justiça, boa intenção x coisas que não devem se dizer, bom contrato, bom humor, capacidade de perdão, respeito a autonomia do outro e afeto.

 

Apreciação pessoal sobre o livro

O livro O casal nosso de cada dia nos possibilita entender o que leva duas pessoas se aproximarem e escolher tornar-se um casal, como ocorre este processo e a construção deste relacionamento. É possível entender as dificuldades dos relacionamentos dos casais, sendo informações teóricas importantes e de base para utilização com o que se vivência em consultório em relação as dificuldades e queixas que os casais apresentam.

 

Nome do autor da resenha e data: Graziela Forace Becker – Maio/2014.