Resenha de Livro
Curso de Formação em Terapia Relacional Sistêmica
Psicóloga Solange Maria Rosset

 

Nome do Livro:

O segredo das crianças felizes

 

Autor do Livro:

Steve Biddulph

 

Editora, ano de publicação:

Fundamento, 2003

 

Relação dos capítulos

  1. Plantar sementes;
  2. O que as crianças realmente querem;
  3. A cura pela audição;
  4. Crianças e emoções;
  5. Pais firmes;
  6. Formato familiar;
  7. Idades e fases;
  8. Como Ter energia e como poupá-la;

Apêndice

 

Apanhado resumido sobre cada capítulo

Cap. 1 - Plantar sementes

O autor coloca, neste primeiro capítulo, a idéia de que falas repetitivas de teor negativo (ex: "você é preguiçoso", "você não tem jeito"), utilizadas pelos adultos, funcionam parar as crianças como uma programação na mente delas e vão se tornando verdades, pois ficam registradas no inconsciente das crianças. Isso acontece porque a audição possui duas partes: a que o ouvido realmente capta e aquilo em que conscientemente presta-se atenção. Portanto, existem falas que as crianças captam e que nem estavam prestando atenção conscientemente.

O autor propõe o uso de falas positivas para as crianças (ex: "você é ótimo"), pois estas fazem as crianças se tornarem adultos competentes.

 

Cap. 2 - O que as crianças querem realmente

Steve dá sugestões de como evitar alguns comportamentos das crianças, como: gritos, brigas, desobediência, etc.:

•  Não deixá-las entediadas;

•  Permitir que se sintam queridas;

•  Entender que fazem de tudo para serem notadas;

•  Estimular sempre.

 

Cap.3 - A cura pela audição

Nesta parte, é tratada a questão: como ajudar as crianças a lidarem com pessoas e situações difíceis. Diante do pedido de ajuda da criança, os adultos podem estar criando uma relação de confiança ou colocando barreiras na relação.

As barreiras acontecem quando os adultos protegem, dão sermões ou distraem a criança.

A relação de confiança surge quando os adultos utilizam a audição ativa, ou seja, quando escutam com compreensão e dão instrumentos para que as crianças se responsabilizem pelas soluções, oferecendo clareza de raciocínio e tempo.

 

Cap. 4 - Crianças e emoções

Este capítulo mostra que os adultos entendendo cada emoção (raiva, medo, tristeza e alegria) - por que a temos, como podem ser mais bem expressadas, o que evitar - podem ajudar as crianças a serem mais felizes e a buscarem equilíbrio nas expressões das emoções.

A idéia principal é que os adultos percebam que raiva, medo e tristeza fazem parte do ser humano e que as crianças têm o direito de sentir tudo isso; elas precisam colocar para fora estas emoções - não é errado demonstrar.

 

Cap. 5 - Pais firmes

O autor fala dos 3 tipos de pais: os agressivos, os passivos e os firmes. Coloca o lado negativo dos pais serem agressivos (geram medo nas crianças e transformam-nas em crianças irritadas e em adultos também agressivos) e passivos (não colocam limites, não ensinam regras e normas e transformam as crianças em "monstrinhos" que pensam que podem tudo). Steve ainda menciona a importância dos pais buscarem firmeza em suas atitudes e ressalta que o trabalho doméstico é um bom instrumento para ensinar responsabilidade.

 

Cap.6 - Formato familiar

Steve enfatiza a idéia de que não importa se faltam pessoas na família (avó, tio, irmão, pai ou mãe) e sim comprometimento de quem faz parte da família em ir buscar novos grupos e pessoas para que seja possível que a criança tenha várias experiências e aprendizados e sinta-se acolhida.

 

Cap.7 - Idades e fases

Neste capítulo há um apanhado de várias fases da vida, divididas da seguinte forma: 0-6 meses, 6-18 meses, 18 meses-3 anos, 3-6 anos, 6-12 anos e 12-18 anos.

Em cada fase, o autor relata o que é mais importante para que os adultos aprendam a lidar melhor com as crianças e com os adolescentes.

O que é mais importante?

0-6 meses: confiança.

6-18 meses: exploração.

18 meses-3 anos: aprender a pensar.

3-6 anos: os outro é que são importantes.

6-12 anos: aprender regras.

12-18 anos: preparação para partir.

 

Cap.8 - Como ter energia e como poupá-la

Esta parte fala da importância dos pais cuidarem de si mesmos para poderem cuidar bem de seus filhos. Como então isso pode acontecer?

Os pais precisam de energia em forma de amor, reconhecimento, toque e conversas com pessoas, pois assim, vão poder repor suas energias perdidas e podem poupar a energia que têm.

Ao final deste capítulo, Steve mostra como os pais podem estar refletindo sobre a alimentação de seus filhos - os efeitos psicológicos da comida.

 

Apêndice

No apêndice ocorre um convite a professores, avós, vizinhos ou amigos de crianças a saberem formas de estar facilitando estimulações, apoio emocional, integração, etc., para que as crianças de seus convívios se tornem crianças mais felizes.

 

Apreciação pessoal sobre o livro

Este livro consegue atingir qualquer pessoa que tenha algum convívio com crianças, pois explica, em uma linguagem simples, várias questões nodais (que acontecem nos primeiros anos de vida) importantes para o desenvolvimento do ser humano. Além desse entendimento, também há no livro, sugestões para praticarmos comportamentos mais funcionais com as crianças, prevenindo futuras dificuldades na fase adulta.

O autor nos convida a repensar a postura de adulto nas interações com as crianças, pois esta mudança de uma postura ultrapassada (passiva) para uma postura de mais estimulação, interação, comunicação e firmeza, vai gerar não só crianças mais felizes, mas também adultos mais felizes.

 

Nome do autor da resenha e data: Andréa Vismeck Costa -Set/2003.