Resenha de Livro |
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Nome do Livro: |
Psicopedagogia: um enfoque sistêmico |
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Autor do Livro: |
Elizabeth Polity (org) |
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Editora, ano de publicação: |
Empório do Livro, São Paulo, 1998 |
Relação dos capítulos
Cap.1- A psicopedagogia institucional sistêmica
Cap.2- Pensando as dificuldades de aprendizagem à luz das relações familiares
Cap.3- Aprenda, mas não cresça: uma missão impossível
Cap.4- Aprendendo em família
Cap.5- A família na escola e a
escola na família
Apanhado resumido sobre cada capítulo
Cap.1- A psicopedagogia institucional sistêmica
· Funções do psicopedagogo institucional
· Roteiro de avaliação, diagnóstico e atuação psicopedagógica
· Abordagem Relacional Sistêmica - histórico
· Cibernética
· Segunda Cibernética
· Pensamento Sistêmico
· Princípios básicos
· Diferentes enfoques sistêmicos
· Construtivismo
Cap.2- Pensando as dificuldades de aprendizagem
à luz das relações familiares
· Diferentes abordagens sobre a dificuldade de aprendizagem
· Dificuldade de Ensinagem
· Tópicos importantes para avaliar a dificuldade de aprendizagem sistemicamente
· Modalidade de aprendizagem familiar
· Vínculos na família portadora de dificuldade de aprendizagem
· Modalidade de aprendizagem do ensinante
· Estudo de caso
Cap.3- Aprenda, mas não cresça:
uma missão impossível
· O sintoma na aprendizagem é uma produção individual e familiar
· O sintoma na aprendizagem procura conciliar mensagens paradoxais
· O processo de aprendizagem situa-se num contexto trigeracional
· Autonomia e diferenciação são objetivos da família e da aprendizagem
Cap.4- Aprendendo em família
· Aspectos teóricos da modalidade de aprendizagem
· Aspectos clínicos da modalidade de aprendizagem
· Características da modalidade familiar que interferem nas dificuldades de aprendizagens
· Estudo de caso
Cap.5- A família na escola e a
escola na família
· O modelo sistêmico
· Sistema escolar
· Integração da família na escola
· Mudanças no modelo familiar e adaptações da escola
· Estudo de caso
Apreciação pessoal sobre o livro
livro faz uma ponte entre a psicopedagogia tradicional e a psicopedagogia sistêmica. Aponta claramente as aberturas que a leitura sistêmica oferece proporcionando uma avaliação, um diagnóstico e intervenções mais abrangentes. Ë importante a sua leitura aos profissionais que atuam com a psicopedagogia.
Nome do autor da resenha e data: Léa Rocha Lima e Marcondes - dez/2001.