Resenha de Livro
Curso de Formação em Terapia Relacional Sistêmica
Psicóloga Solange Maria Rosset

 

Nome do Livro:

Terapia do grupo familiar

 

Autor do Livro:

Virginia Satir

 

Editora, ano de publicação:

EDITORA FRANCISCO ALVES, 1967

 

Relação dos capítulos

CAPÍTULO 1. TEORIA FAMILIAR

CAPÍTULO 2 TEORIA DA COMUNICAÇÃO

CAPÍTULO 3 TEORIA E PRÁTICA DA TERAPIA

 

Apanhado resumido sobre cada capítulo

CAPÍTULO 1 TEORIA FAMILIAR

HOMEOSTASE FAMILIAR:a família age de modo a estabelecer um equilíbrio em suas relações.(22)

RELACIONAMENTO CONJUGAL: Os cônjuges são os "arquitetos" da família.Constituem o eixo em torno do qual se formam todas as outras relações familiares.(22) Desta forma, é correto afirmar que um relacionamento conjugal disfuncional é a situação que mais contribui para o surgimento de sintomas em uma criança.(28) O modo como o casal espressa seu "desapontamento" pode fornecer subsídios sobre os motivos que levaram a um dos familiares a manifestar sintomas.(29)

AUTO-ESTIMA REDUZIDA E ESCOLHA DO CÔNJUGE:Segundo o relato do casal Joe e Mary constatou-se que neste relacionamento cada um desejava: a estima que o outro teria por ele,as qualidades que via no outro e que sentia faltarem em si mesmo,também um pai "bom".(33)

AUTO-ESTIMA REDUZIDA E RELAÇÃO DE CASAL(relação familiar disfuncional):Neste casal,a "diferença " é tida como nociva e pode ser usada de modo destrutivo.(35)Eles nunca usam a técnica de se separarem e encontrar soluções independentes; a independência,estabelecida de mútuo acordo,nunca é viável entre eles.(39)Cada um tenta acobertar sua própria decepção.Tentam agradar e proteger um ao outro porque necessitam dele para sobreviver.Tudo o que fazem,e a maneira pela qual o fazem,deixa transparecer quão decepcionados,martirizados e lesados se sentem.(42-100-102)

DECEPÇÕES CONJUGAIS E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA O FILHO:Os problemas surgem quando cada um dos pais se contrapõe aos desejos do outro.O filho descobre-se preso a exigências conflitantes.Neste relacionamento o filho é visto como:

__um aliado em potencial contra o outro companheiro;

__um mensageiro em potencial,através do qual ele pode comunicar-se com o outro companheiro;

__um pacificador em potencial do outro companheiro.(57-58)

__fica ameaçado em sua dependência presente porque não pode obedecer em um determinado nível de significado sem desobedecer em outro e,deste modo,ele estará induzindo rejeição por parte dos pais.

__fica ameaçado como um futuro adulto porque construirá seus próprios meios de lidar com o mundo a partir dos padrões contraditórios e enganosos aos quais se habituou por influência dos pais;(69)

__como último recurso ele pode responder de modo disfarçado,rotulado como "doente"(paciente identificado)(69)

__nunca pode fazer o que é certo devido ao comportamento contraditório que é chamado a assumir,e nunca consegue fazer algo que dê certo porque,para alcançar seus objetivos,só pode contar com regras contraditórias;(70)

PACIENTE IDENTIFICADO:membro da família que apresenta os sintomas.

__ele internaliza os conflitos conjugais;

__reduzida auto-estima.O fato de ser rotulado como o elemento ruim,diferente ou doente,somente reforça a crença que tem a respeito de sua própria falta de valor;(21-22)

__ele é inadequadamente treinado para enfrentar situações fora da família.(75-76)

O comportamento anormal de um filho pode ser um comportamento funcional dentro de um sistema familiar disfuncional: porque permitem que o casal identifique o filho como o causador dos problemas,desviando quaisquer suspeitas quanto às causas reais,na verdade o seu próprio relacionamento conflitante.(69-70-102 a104)

AUTO-ESTIMA DOS FILHOS:se os pais demonstram de modo consistente que consideram seu filho como uma pessoa sexuada e com domínio(uma pessoa capaz de resolver seus próprios problemas),e se demonstram relacionamento conjugal homem-mulher funcional e gratificante,o filho adquire auto-estima e se torna cada vez mais independente deles.(91)

ATITUDES DOS PAIS:

__perceber a existência do crescimento;

__comunicar verbalmente ou não verbalmente o que ele percebe;

__dar ao filho crescentes oportunidades de manifestar e exercitar as novas habilidades emergentes do crescimento;(81)

__fazer com que o filho compreenda que não é o centro de seu mundo;(82)

__reconhecer o momento certo em que um estágio de desenvolvimento é alcançado,situando apropriadamente no tempo a validação (ex:não podem querer que um filho tenha cinco anos quando na verdade ele tem oito).(82)

O TRIÂNGULO FAMILIAR FUNCIONAL:os companheiros sentem-se confiantes a respeito de seu próprio relacionamento conjugal e são,assim,capazes de controlar,de modo seguro,o receio que o filho tem de ser relegado a segundo plano.(100)

CAPÍTULO 2-TEORIA DA COMUNICAÇÃO

A PALAVRA "COMUNICAR":Pode significar "interação" ou "transação",inclui também todos os símbolos e indícios utilizados pelos indivíduos quando estes recebem e transmitem mensagens.Como recurso auxiliar à terapia,um estudo sobre a comunicação pode ajudar a preencher as lacunas existentes entre a inferência e a observação,bem como ajudar a documentar a relação entre os padrões de comunicação e o comportamento sintomático.(107)

COMUNICAÇÃO FUNCIONAL:uma pessoa que se comunica de maneira funcional pode:

__expor com firmeza seus pontos de vista;

__simultaneamente,clarificar e qualificar o que afirma;

__solicitar realimentação;

__ser receptivo à realimentação quando a recebe. (112-113-115)

COMUNICAÇÃO DISFUNCIONAL:

__emitem mensagens incompletas;(117)

__deixa o receptor em dúvidas e conjeturas quanto ao que ele tem dentro de sua cabeça. (119)

A COMUNICAÇÃO PODE SER VISTA EM DOIS NÍVEIS:

__o nível denotativo(conteúdo literal);

__o nível metacomunicativo.(122)

METACOMUNICAÇÃO:é uma mensagem sobre uma mensagem.

__ela informa a atitude do emissor com relação à mensagem que ele acaba de transmitir;

__ela informa a atitude do emissor com relação a si mesmo;

__ela informa a atitude do emissor, seus sentimentos e suas intenções com relação ao receptor.(122 a 125)

CAPÍTULO 3- TEORIA E PRÁTICA DA TERAPIA

PADRÕES DE COMPORTAMENTO QUE CARACTERIZAM UMA PESSOA FUNCIONAL:

__Manifestar-se-á claramente aos outros.

__Conhece abertamente o que pensa e sente.

__Será capaz de ver e ouvir o que está fora de si mesma como diferenciado de si mesma e como diferente de quaisquer outras coisas.

__Comportar-se-á em relação a uma outra pessoa como alguém separada dela mesma,com características únicas.

__Considerará a presença da diferença como uma oportunidade para aprender e explorar, e não como uma ameaça ou sinal de conflito.

__Lidará com outras pessoas e situações em seus contextos,mais em termos de "como a coisa é" do que em termos daquilo que ela desejaria que fosse ou esperava que fosse ser.

__Aceitará a responsabilidade pelo que sente,pensa,ouve e vê,sem negá-la ou atribuí-la a outros.

__Disporá de técnicas para negociar abertamente o dar,o receber e o apreender o significado entre ela própria e os outros.(146)

PADRÕES DE COMPORTAMENTO QUE CARACTERIZAM UMA PESSOA DISFUNCIONAL:

__Não manifesta qualquer possibilidade de se interpretar e se avaliar com precisão,ou de interpretar corretamente mensagens oriundas do exterior,as suposições sobre as quais baseia seus atos serão falhas e seus esforços no sentido de se adaptar à realidade serão confusos e inadequados.(147)

__Ela tenderá a ver o "aqui e o agora"através de rótulos que foram indelevelmente gravados em sua mente durante seus primeiros anos de vida.(148)

__Reduzida auto-estima.(153)

DEFINIÇÃO DE TERAPIA:a doença é encarada como derivando de métodos inadequados de comunicação,nesse sentido a terapia será encarada como uma tentativa de se melhorar estes métodos.

FUNDAMENTOS DA TERAPIA:

__todo indivíduo é programado no sentido de sobreviver ,crescer e agregar-se a outros indivíduos,e que todo comportamento expressa estes objetivos,não importando quão distorcido este possa se apresentar;(154)

__aquilo que a sociedade denomina de comportamento louco, estúpido, mau ou doentio é,na realidade,uma tentativa por parte da pessoa afetada no sentido de denunciar a presença de problemas e pedir ajuda;(154)

__um ser humano pode aprender o que não conhece e pode modificar os modos de comentar e compreender que não sejam bem adaptados.(154)

PAPEL DO TERAPEUTA E AS TÉCNICAS:tal como uma câmera dotada de lente grande angular,ele pode ver as coisas a partir da posição de cada pessoa presente e atuar como um representante de cada uma delas.Ele observa as transações,bem como os indivíduos,dispondo,assim,de um ponto de vista único.(154)

__O terapeuta também deve-se ver como um modelo de comunicação(155).Dessa forma,ajudará o cliente a tomar consciência das mensagens que são incongruentes,confusas e veladas(159)

__O terapeuta terá sempre em mente as muitas possibilidades de interação que podem ocorrer durante a terapia.(160-161)

__Quando o terapeuta lida com um cliente,está confrontando uma pessoa que foi rotulada por outras ou por si mesma como tendo distúrbios de ordem emocional,física ou social..O terapeuta não deverá tratar o cliente em termos do rótulo.(162)

__O terapeuta constrói a auto-estima do cliente.

__O terapeuta reeduca os "pacientes" para a vida adulta.(235-255)

INICIANDO O TRATAMENTO:na primeira entrevista,o terapeuta começará por fazer perguntas para definir o que a família deseja e espera do tratamento e o porque da terapia familiar(171)

O terapeuta fará ,então a cada membro da família determinadas perguntas,visando conhecer melhor o sintoma e seu significado.Começa a desfocar o foco do "paciente identificado"para a família como um todo.Cada membro da família tem uma chance de identificar,por si mesma,a área problemática.(172)

Satir dá início no tratamento(na maioria das vezes),com a cronologia da vida familiar ou processo de estabelecimento da história,que tem como objetivos:introduzir novos conceitos na ideologia familiar,descobrir sobre o que trabalhar primeiro e o que pode esperar,deslocar o foco do "paciente identificado" para o relacionamento conjugal.(183 a 205)

INCLUINDO OS FILHOS NA TERAPIA FAMILIAR:inicia-se o tratamento com a terapia conjugal,posteriormente,é importante que os filhos estejam presentes a pelo menos duas sessões.(207 a 209)

Satir apresenta,de modo esquematizado,uma primeira entrevista com crianças presentes.(214 a 224).

COMO O TERAPEUTA PODE TORNAR O COMPORTAMENTO DOS PAIS E O COMPORTAMENTO DOS FILHOS COMPREENSÍVEIS PARA OS MEMBROS DA FAMÍLIA:

__O terapeuta ajuda os pais a compreender os filhos e a receber realimentação deles.(226-227)

__O terapeuta ajuda os filhos a compreenderem seus pais e a se compreenderem como crianças.(227-228)

__O terapeuta apóia a autoridade parental,ao mesmo tempo que reconhece que as crianças estão se tornando cada vez mais capazes de fazer bons julgamentos e tomar decisões por si mesmas(229-230)

__O terapeuta ajuda os cônjuges a reestruturar os relacionamentos familiares em torno de um relacionamento conjugal bem delineado.(231)

TÉRMINO DO TRATAMENTO:é quando o homem e a mulher adultos enquanto marido e mulher podem mostrar-se: diretos,discriminados e claros.(256)

JOGOS DENTRO DA TERAPIA FAMILIAR E NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS:

__FAMÍLIA SIMULADA(268 A 270)

__JOGOS DE SISTEMAS(270 A 274)

__JOGOS DE COMUNICAÇÃO(274 a 276)

 

Apreciação pessoal sobre o livro

A autora aborda com clareza a teoria e a técnica psicoterapêutica com famílias e sua própria forma de fazer terapia.

Indispensável de ser lido por todos que são ou serão Terapeutas Sistêmicos ou Terapeutas de Família.

 

Nome do autor da resenha e data: Jocemara de Oliveira Garcia Jesus- Novembro/ 2004.