Resenha de Livro
Curso de Formação em Terapia Relacional Sistêmica
Psicóloga Solange Maria Rosset

 

Nome do Livro:

The New Child

 

Autor do Livro:

Osho

 

Editora, ano de publicação:

Osho Publikaties Nederland, 1991.

 

Relação dos capítulos

Part I- Robots are Obedient, Rebels are Dangerous

Conditioning: A Substitute for Intelligence

The Politics of Misery

How Guilt is Built

Part II- Children, New Editions of Consciousness

Smack Your Own Bottom!

The Face of God

The Budding of a Buddha

Seven-year Free-wheeling Cycles

Teenage Revolution

Who is Kidding Who?

Part III- A New Tomorrow

The Family: Prisoners of Love

Genes don't have to be blue

Five-dimensional Education

Teaching: A Put down or a lift up

The Generation Gap: mutual disrespect

Meditation: Natures' gift

Conscious Innocence: Paradise Regained

The Mystic Rose for Children

About Osho

 

Apanhado resumido sobre cada capítulo

Part I- Robots are Obedient, Rebels are Dangerous

Conditioning: A Substitute for Intelligence

A pergunta é se idiotas nascem assim ou são treinados. A resposta é que 90% deles são treinados, para se tornar obedientes. Quando uma pessoa não floresce, não se torna ela mesma e não vive de maneira autêntica, sua inteligência diminui. Ela se torna obediente, pois a sociedade quer indivíduos obedientes, mais fáceis de controlar: para ir às guerras, seguir líderes religiosos, seguir o sistema. Uma ruptura com a história da humanidade é necessária. As pessoas precisam viver como indivíduos, não como organizações.

The Politics of Misery

A pergunta é se as crianças não tem direito a liberdade e privacidade tanto quanto os próprios pais. É recente a percepção de como as crianças tem sido exploradas e escravizadas em nome de uma fachada amorosa. O condicionamento dos pais é a maior escravidão do mundo. Todas as organizações estão a serviço do sistema, de destruir as crianças e torná-las ajustadas a sociedade. As crianças são as sementes que devem florescer, precisam de privacidade, de espaço, e devem aprender dos adultos não sobre a verdade, e sim sobre questionar a respeito da verdade. As crianças não precisam de condicionamento, nem direção, elas precisam ser ajudadas a ser elas mesmas, serem apoiadas, nutridas e fortalecidas. Pais verdadeiros serão uma benção para as crianças, elas se sentirão auxiliadas pelos pais para se tornarem mais enraizados em suas próprias naturezas, mais centradas, e começarão a amar a si mesmas ao invés de se sentirem culpadas por ser quem são. As crianças são extremamente inteligentes, elas só precisam de oportunidades para crescer.

How Guilt is Built

A pergunta é por que os pais são tão cruéis com seus filhos. A resposta é que os pais querem usar os filhos para satisfazer seus próprios egos insatisfeitos. É através dos filhos que os pais ganham sua imortalidade, assim os pais esquecem que as crianças tem seu próprio desenvolvimento, seu próprio crescimento. O amor nunca força ideologias, o amor dá liberdade, respeito. O amor é reverência. Pais amorosos não sobrecarregam os filhos com seus desejos insatisfeitos. As crianças pertencem a Deus, à totalidade, não aos pais. Assim que os pais entenderem isso, deixarão de ser cruéis. Sentir-se responsável é diferente de sentir-se culpado. Responsabilidade é liberdade. Os pais podem evitar de cometer esses erros se procurarem ser felizes e conscientes. Uma pessoa feliz é uma pessoa não violenta.

Part II- Children, New Editions of Consciousness

Smack Your Own Bottom!

A pergunta é como tornar o nascimento uma experiência suave. A resposta é que com menos luz, deixando a criança na barriga da mãe antes de cortar o cordão umbilical, e de preferência numa banheira a transição será mais fácil para o bebê. Assim, o bebê não terá um trauma tão intenso, não se transformará em um indivíduo amedrontado. Pessoas amedrontadas são mais fáceis de controlar.

The Face of God

A pergunta é como se assegurar que nossos filhos mantenham seu rosto original. A resposta é que o rosto original de uma criança é o rosto de Deus. Deus é menos uma flor, e mais uma fragrância, uma presença. Deus está presente na sua subjetividade. Por medo, começamos a moldar um certo padrão de vida para a criança, e a melhor coisa a se fazer é não interferir. Amar e respeitar a criança, pois através do amor e do respeito podemos poupar a criança de seguir uma direção errada – não através de medo, mas através de amor e respeito. O rosto original da criança é perdido quando as crianças são forçadas contra sua vontade. Uma vez esse foi seu rosto também, apesar de você tê-lo esquecido, ele ainda está lá dentro de você, esperando para ser redescoberto.

The Budding of a Buddha

A pergunta é como Osho conseguiu manter sua clareza como criança e não se deixar intimidar pelos adultos ao seu redor. A resposta é que toda criança nasce inocente, e a inocência é coragem e clareza juntas. A inocência é a natureza de todo mundo. Em sua história, isso foi simplesmente algo que aconteceu. Num mundo melhor, toda família irá aprender com seus filhos. Hoje em dia todo mundo tem tanta pressa em ensinar. Se a criança puder ser ela mesma, não precisará se arrepender do passado. E quando você não se arrepende do passado, você está livre dele.

Seven-year Free-wheeling Cycles

A pergunta é qual a maneira certa de ajudar uma criança a crescer. A resposta é entender que a vida se desenrola em ciclos de sete anos, e cada ciclo pede um tipo diferente de atenção. Os primeiros sete anos são os mais importantes porque a fundação da vida está sendo construída. Então não interfira. Não imponha suas idéias sobre a vida e sobre Deus à criança. São estes primeiros sete anos, quando você está condicionado, cheio de todos os tipos de idéias que irão lhe assombrar a vida inteira, exatamente essas idéias que irão impedi-lo de perceber seus próprios potenciais, irão impedi-lo de enxergar com clareza pelo resto da vida. Se você for pai ou mãe, você precisará ter muita coragem de não interferir. Abra portas de direções desconhecidas para que a criança possa explorá-las. Dê suporte. Não deixe a criança se afetar pelos seus medos. No segundo ciclo de vida, o mais importante é o ensaio para a vida futura. Haverá uma aproximação da energia sexual, mas ainda será um ensaio. Não polua a criança com idéias negativas sobre sexo, deixe-a ensaiar. E no terceiro ciclo, a criança poderá se apaixonar, viver o amor.

Teenage Revolution

A pergunta é como os adolescentes podem criar uma ponte com seus pais. A resposta é sendo verdadeiros e honestos, independentemente das conseqüências. Eles devem dizer aos pais qualquer coisa que estejam sentindo, sem arrogância, mas com humildade. Os adolescentes estão em uma situação muito difícil, a transição entre infância e vida adulta. Eles precisam de muita ajuda dos pais. Quando os adolescentes contarem tudo aos pais, ajudarão também aos pais a serem verdadeiros e honestos com os filhos. A sinceridade e a honestidade provocam o mesmo na outra pessoa.

Who is Kidding Who?

A pergunta é como ser um bom pai, uma boa mãe. A resposta é compartilhando sua vida. Deixar a criança livre para ser o que ela quiser ser, e tomar suas próprias decisões. Isso é bem fácil se você ama. Ame seus filhos, desfrute de sua liberdade. O princípio é que as crianças devem ser ajudadas a escutar seus corpos e suas próprias necessidades. As crianças são muito receptivas, e se você respeitá-las elas estarão prontas para ouvir, prontas para entender. Mas deixe-as às suas próprias conclusões. O medo dos pais de que as crianças possam tomar direções que eles não gostem é problema dos pais. Seus filhos não nasceram para satisfazer seus desejos. Eles tem que viver suas vidas, e você deveria ficar feliz que eles estão vivendo suas vidas. Toda vez que você segue o seu potencial, você se torna excelente, toda vez que você não segue seu potencial, você se torna medíocre.

Part III- A New Tomorrow

The Family: Prisoners of Love

A pergunta é o que Osho sugere para substituir a família. A resposta é que o homem já superou a família, ela tem sido boa e ruim – ajudou o homem a sobreviver e também corrompeu a mente humana, com a neurose sendo passada de geração em geração. Existem famílias, mas são raras, onde as crianças não são destruídas, onde o crescimento acontece, onde não existe autoridade, jogos de poder, possessividade. A melhor alternativa para substituir a família é a comuna, onde pessoas viveriam em uma família líquida. As crianças pertenceriam a comuna, assim os filhos teriam vários modelos de homem e mulher, não apenas seu pai e sua mãe. Assim, eles terão almas maiores. Em uma comuna você estará menos preocupado com uma família, você será menos obsessivo, mais livre, mais justo. Você receberá amor de várias fontes, você verá que a vida é amorosa.

Genes don't have to be blue

A pergunta é qual é o segredo da educação, e a resposta é que as pessoas estão direcionando suas vidas de maneiras erradas e isso poderia ser solucionado através da engenharia genética.

Five-dimensional Education

A pergunta é qual é a visão de Osho sobre a educação, e a resposta é que o sistema educacional que prevaleceu no passado é muito incompleto, pois ensina as pessoas apenas a garantir o seu próprio sustento e não as ensina a viver. Ele também é perigoso por ser baseado em competição. Não deveria haver provas e os professores deveriam agir apenas como guias, não como detentores da verdade. As cinco dimensões da educação seriam: uma língua internacional; matérias científicas; a arte de viver (incluindo como lidar com emoções); arte e criatividade e a arte de morrer.

Teaching: A Put down or a lift up

Uma professora pergunta como não julgar seus alunos. A resposta é que as pessoas não devem ser julgados, e sim seus atos. Como professora ela precisará julgar os atos e isso é completamente diferente de julgar a pessoa. Não tire sua dignidade, não a humilhe, não a faça se sentir culpada. A função básica do professor é trazer seus alunos para uma consciência mais elevada.

The Generation Gap: mutual disrespect

A pergunta é o que significa o abismo entre as gerações. A resposta é que a diferença é causada pelo fato da nova geração não precisar mais da antiga para aprender coisas novas. Quando as pessoas aprenderem tanto a respeito da vida, das trivialidades, quanto a respeito da morte, da eternidade, esse abismo desaparecerá.

Meditation: Natures' gift

A pergunta é para que propor meditação para crianças. A resposta é para que as crianças aprendam um espaço de manter seu verdadeiro eu, manterem-se descondicionadas. Elas começam a perder sua graciosidade no dia em que começam a perder sua inteligência, seu ritmo natural, e começam a aprender um comportamento plastificado.

Conscious Innocence: Paradise Regained

A pergunta é como podemos comparar a inocência das crianças com a meditação. A resposta é que as crianças não tem consciência de sua inocência, elas são ignorantes. Quando uma criança tem consciência de sua inocência, não existe diferença entre ela e o sábio. De acordo com a divisão socrática, existem duas categorias de pessoas: as pessoas com conhecimento e que se sabem ignorantes e os ignorantes que se acreditam com conhecimento. O mundo é dominado pela segunda categoria.

The Mystic Rose for Children

Descrição da meditação da Rosa Mística para crianças e professores fazerem juntos no começo de cada dia de aula. Primeiro estágio: dez minutos de gibberish com os olhos fechados. Segundo estágio: dez minutos de riso na barriga. Terceiro estágio: dez minutos de silêncio com os olhos fechados.

 

Apreciação pessoal sobre o livro

Ler Osho é sempre um prazer: os textos são leves, trazem questionamentos e são cheios de afirmações belas e poéticas. Como tudo na vida, suas colocações precisam ser peneiradas: muitas são muitos extremas ou irrealistas. E esse livro não é exceção. Penso que Osho é leitura para nos fazer sair de nossas zonas de conforto e condicionamentos, a proposta do autor é de rebelião e de quebra de conceitos e tradição. Deve ser apreciado nesse sentido, e não como um guia absoluto de como viver ou fazer as coisas, afinal muitas de suas colocações são impraticáveis e irreais, como por exemplo, não condicionar em nada as crianças, deixá-las completamente livres.

É fato que morando em uma comuna, as crianças têm mais modelos de homens e mulheres, entretanto mesmo em uma comuna existem jogos de poder entre pessoas. E as pessoas em uma comuna não são isentas de seus próprios condicionamentos só por serem discípulas e por morarem em uma comuna. Quando visitei a escola Osho Ko Hsuan, tive experiências memoráveis: a atmosfera era muito saudável, criativa, as crianças eram muito estimuladas e os adultos de várias nacionalidades traziam suas contribuições. Mas mesmo com tanta vida e saúde psicológica  borbulhando e acontecendo, pra mim ficou claro que não escapamos de um certo nível de condicionamentos e de jogos entre as pessoas. Mesmo as crianças da escolas, encorajadas que eram a falar o que pensavam para os adultos, tinham que se adaptar quando voltavam a seus países de origem ou mesmo quando saíam fazer compras (a escola funcionava em regime de internato, no interior do Reino Unido). Acredito que seus ideais são belos e construtivos, e devem nos nortear, entretanto um conjunto maior de habilidades é necessário para lidar com a vida e com o mundo, especialmente quando este funciona de maneira tão diferente daquilo que julgamos ideal.

 

Nome do autor da resenha e data: Slovia Uhlendorf, Março de 2011.